29.4.21


Escritor Mistério

A ESCOLA OLIMPO

O titã Cronos chegou atrasado, como é habitual. Deixou o filho Zeus à porta da escola e nem se despediu! O professor de eletrotecnia parecia assustado, porque tem fobia a trovoadas e o tempo estava horrível! Aproveitou para se abrigar com o professor de geografia, o Atlas, que tem um problema na primeira vértebra cervical. O mais provável é ter de ser operado e, por isso, anda cabisbaixo pelos corredores, como se levasse o mundo sobre as suas costas. O professor Zeus é um mulherengo e já vai no seu terceiro casamento. Agora está com a Hera, uma advogada especializada em divórcios que, por não confiar nele, o persegue para toda a parte!

Bem-vindo à minha escola, onde estudam deuses, semideuses, heróis e meros humanos. Há de tudo! Na minha turma, por exemplo, temos o Dioniso, deus do vinho, que é abstémio e viciado em chá de camomila, o Ares, deus da guerra, que é objetor de consciência e pacifista, o Narciso, que é viciado em selfies e likes, o Hermes, que só pensa em correr, o Héracles, que tem a mania dos ginásios, a Atena, que é a delegada da turma, o Édipo, que é o menino da mamã, e a Artémis, deusa da caça, que é vegan, feminista e ativista ambiental!

O meu nome é Apolo! Sou o irmão gémeo da Artémis, mas somos diferentes como o sol e a lua. No meu caso, adoro a música e o verão! Há uns dias o meu colega Hermes emprestou-me a sua harpa e, agora, ando a praticar. Quero entrar no conservatório do Olimpo. Ainda assim, aos fins de semana, vou até à praia com os meus amigos e passamos o dia inteiro a surfar! O Hélio leva-nos na sua Citroen de quatro cavalos com labaredas pintadas nas portas e regressamos a ouvir o “Surf in Usa” dos “Beach Boys”. É boa onda! Os meus melhores amigos são o Hades e o Poseidon. O primeiro veste-se como um punk pós-moderno com piercings, tatuagens e tem os cabelos negros e longos, mas é bom rapaz. Sempre que há um concerto da sua banda de rock “Inferno”, oferece-nos bilhetes. Já o Poseidon, deus dos mares, tem duas grandes obsessões: uma por garfos, que coleciona compulsivamente às escondidas, e outra por roupa da marca Tridente. Além disso, não sabe nadar, detesta andar de barco e odeia fanecas fritas! Já me confessou que está apaixonado pela bela Afrodite, mas ela não lhe liga nenhuma. A deusa do amor só pensa nos seus canais do YouTube sobre sugestões de maquilhagem. É influencer no Instagram, mas quer concorrer a Miss Olimpo! No primeiro dia de aulas, em que tudo parece novidade, fiquei chocado ao descobrir que a Afrodite namorava com o Hefesto. Devem estar a brincar! A rapariga mais bonita da escola com o patinho feio dos doze deuses olímpicos?! Há qualquer coisa aqui que não bate certo.

Gosto muito da minha escola. Mesmo quando há brigas entre colegas e parece que a cidade do Olimpo vai abaixo! Felizmente, estes jovens deuses ainda não têm qualquer poder. Caso contrário, já não haveria escola. Os poderes costumam aparecer no fim da adolescência e quando menos esperamos. É um processo que se chama Theogonia e tanto pode resultar numa transformação súbita e dolorosa, como ser pacífica e o deus nem se aperceber do que realmente aconteceu. Estou ansioso que chegue o meu momento para ter a minha vida mais facilitada, ainda que não me possa queixar. Tudo me corre bem. O único problema na escola é que o meu pai é o professor Zeus.

Amanhã à tarde fiquei de me encontrar com o Teseu no Café Labirinto. O espaço é bonito e bem frequentado por jovens da nossa idade, mas o dono é um estúpido chamado Minos que maltrata o seu empregado Dédalo. Por mim ia a outro sítio, mas o Teseu está “apanhadinho” pela sua filha Ariadne. Tenho de ir fazer de vela. De qualquer forma, vamos aproveitar para dar o nosso apoio ao Fobos, que anda a ser vítima de Bullying por outro colega da escola. É um brutamontes que, por ser rude e filho de um criador de touros, apelidamos de Minotauro. Queremos ter uma conversa com ele, para o chamar à razão. O pobre Fobos está em pânico e já nem dorme direito.

- Como tens andado, Teseu?! Chegaste há muito tempo? - cumprimentou-o o Apolo.